O grande diferencial entre uma gráfica rápida e uma gráfica offset está nos processos que cada uma utiliza para imprimir as peças gráficas.
A gráfica rápida utiliza o processo digital, e os métodos utilizados são: a laser, a jato de tinta, a cera. O método mais utilizado é a impressão a laser, onde os arquivos enviados para impressão não utilizam a gravação de chapa, o que proporciona uma maior rapidez na cadeia de produção da peça gráfica. Porém a impressão digital apresenta uma perda considerável na qualidade de cor de impressão, e muitas vezes o custo não compensa, uma vez que o papel digital é muito mais caro que aquele usado na impressão offset. Outra desvantagem está na pouca variedade de tipos de papel que a impressão digital tem a disposição, enquanto que a impressão offset possui uma variedade quase que infinita a disposição. Para poucas quantidades, a impressão digital é mais interessante, mas para uma quantidade maior não é financeiramente viável. Depende sempre do objetivo do cliente uma vez que nem sempre a qualidade de cor e o tipo de papel são um problema.

 

A gráfica offset necessita de prazos um pouco maiores para a conclusão de um material, onde o processo inicia-se com o envio do arquivo para a gravação da chapa (CTP ou fotolito) e depois é enviado à impressora para começar a rodar o material. Para ser vantajosa a impressão offset necessita de volume de impressão, ou seja, quantidade a ser produzida, uma vez que a impressão offset se beneficia do ganho de escala de produção, quanto mais se produz menor é o preço da unidade produzida. Existem máquinas de impressão offset que imprimem simultaneamente de 4 a 7 cores, onde a qualidade de impressão é muito superior àquela digital.

 

A escolha entre a gráfica digital e a gráfica offset varia conforme a necessidade de cada cliente, é sempre bom analisar o objetivo do cliente com o material a ser impresso, facilitando o investimento do cliente no trabalho.

A JM Gráfica e Editora a é especializada na impressão offset e também oferece impressão digital, dados variáveis além de contar com a JM Editora, que foca na impressão de livros e obras.